Quadros moçambicanos frequentam curso de Ordenamento do Espaço Marítimo

Quadros moçambicanos frequentam curso de Ordenamento do Espaço Marítimo

 

Fruto de uma parceria entre o Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) e a UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, está a decorrer desde 25 de setembro até 10 de outubro, nas instalações da UNAVE, mais um curso de Ordenamento e Mapeamento do Espaço Marítimo e Costeiro.

 

É o segundo ano consecutivo em que a Universidade de Aveiro (UA) é escolhida pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pesca de Moçambique para dar formação profissional especializada aos seus quadros na área do ordenamento do espaço marítimo.

 

O curso, cuja coordenação é da responsabilidade de Fátima Lopes Alves e Lisa Sousa, do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da UA, está a ser frequentado por seis técnicos da Autoridade Nacional de Pescas de Moçambique e estender-se-á por duas semanas.

 

O corpo de formadores é constituído por docentes e investigadores do DAO (Departamento de Ambiente e Ordenamento) e do CESAM (Grupo de Planeamento e Gestão da Zona Costeira) da Universidade de Aveiro, da Universidade de Santiago de Compostela e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

O objetivo é proporcionar uma formação técnica e científica na área do ordenamento do espaço marítimo e costeiro, nomeadamente no que se refere aos conceitos, princípios e processos necessários para a tomada de decisão e gestão do espaço marítimo e costeiro, em matéria de formulação de regras para a utilização dos recursos naturais e afetação do espaço na ótica do crescimento da economia azul, da proteção dos ecossistemas e da governação dos espaços marítimos.

 

DSC01854